top of page

Como a Psicanálise atua no tratamento de transtornos alimentares!

  • Jéssica Plaine
  • 25 de set. de 2017
  • 2 min de leitura

Os Transtornos Alimentares são caracterizados por perturbações no comportamento alimentar, podendo levar ao emagrecimento extremo, à obesidade, ou outros problemas físicos. Os principais tipos de Transtorno Alimentar são a Anorexia Nervosa e a Bulimia Nervosa.

A anorexia é um distúrbio caracterizado pelo medo absoluto de ganhar peso, que leva o enfermo a recusar o alimento com verdadeira repulsa. A bulimia se caracteriza por episódios pontuais de compulsão alimentar, resultando em medidas de compensação, como uso de laxantes e indução ao vômito.

O aumento da incidência dos Transtornos Alimentares na população feminina está intimamente relacionado às mudanças nos padrões de beleza e às exigências sociais. Assim, atualmente evidencia-se uma cultura do emagrecimento, na qual para obter êxito e aceitação social, o indivíduo (principalmente as mulheres) deve estar dentro deste padrão estético imposto pela sociedade.

Há também o transtorno do comer compulsivo. Os indivíduos com este Transtorno apresentam episódios de compulsão alimentar, porém diferentemente da Bulimia Nervosa, não utilizam métodos purgativos para eliminar os alimentos ingeridos, nem a preocupação irracional com o peso e a forma corporal. As pessoas com Transtorno do Comer Compulsivo perdem o controle durante os freqüentes ataques de binge eating (comer compulsivo), e só conseguem parar de comer quando se sentem fisicamente desconfortáveis. A maioria é obesa, e uma parcela significativa das pessoas que fazem controle alimentar e de peso com acompanhamento médico sofrem deste Transtorno. Para ser estabelecido este diagnóstico, os ataques de comer compulsivamente devem ocorrer pelo menos duas vezes por semana, por um período mínimo de seis meses, e obedecer aos seguintes critérios: Comer muito mais rápido que o normal; Comer até sentir-se desconfortável fisicamente; Ingerir grandes quantidades de comida, mesmo estando sem fome; Comer sozinho por sentir-se envergonhado da quantidade de comida ingerida; Sentir-se culpado e/ou deprimido após o episódio.

Esses distúrbios têm diversas origens, que variam desde questões biológicas até valores culturais, alterações genéticas, comportamentos sociais e distúrbios de ordem psicológica.

Para um tratamento verdadeiramente eficaz, é necessário investigar cada uma dessas frentes. Entre as estratégias mais indicadas, a psicanálise no tratamento de transtornos alimentares vem recebendo cada vez mais destaque como forma de superação e compreensão dessas desordens.

A psicanálise vai atuar no tratamento de transtornos alimentares de duas maneiras. Primeiro, é na investigação das causas que conduziram ao transtorno, para poder compreender o que está por trás das práticas adotadas pelo indivíduo.

O psicanalista fará o paciente refletir sobre suas experiências, seus medos, dúvidas e conflitos, que permanecem inconscientes, na intenção de determinar como o transtorno alimentar se desenvolveu e ganhou forças. É possível dizer que os sintomas de transtornos alimentares se desenvolvem como uma espécie de defesa, uma forma de lutar contra algo que o assusta ou causa infelicidade.

Portanto, após a identificação desses gatilhos,será direcionado à compreensão e superação deles, para que o paciente tenha condições de se submeter a práticas saudáveis de alimentação de forma consciente e voluntária.

Não é prudente falar em uma cura absoluta de transtornos alimentares por meio da psicanálise. Entretanto, a superação de períodos críticos dos transtornos passa pela recuperação da autoestima, das relações familiares, do convívio em sociedade e principalmente da auto-aceitação, objetivos que podem ser alcançados ao longo de períodos contínuos de psicanálise.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2023 por Plainepsi. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • w-facebook
  • w-blogger

Segunda - Sexta      Horários Flexíveis Sábado                     08:00 - 13:00
Domingo                  Fechada

bottom of page